На этой странице Вы можете получить подробный анализ слова или словосочетания, произведенный с помощью лучшей на сегодняшний день технологии искусственного интеллекта:
Voivoda (em polonês: wojewoda), é uma palavra eslava que originalmente designava o principal comandante de uma força militar. A palavra aos poucos passou a se referir ao governador de uma província; o território governado ou administrado por um voivoda é conhecido por voivodia. O título polonês é algumas vezes traduzido em português como "palatino" ou conde palatino, com relação a um palatinato. Na terminologia eslava, o título de nobreza de um voivoda é em alguns casos considerado igual ao daquele de um duque alemão (Herzog).
O título foi usado na Boêmia medieval, na Bósnia, Bulgária, Hungria, Polônia, Rússia, Croácia, Sérvia, Moldávia, Valáquia e Transilvânia. Mais tarde, voivoda foi o mais alto posto militar nos principados de Montenegro e Sérvia, no Reino da Iugoslávia e entre os sérvios chetniks.
Wojewoda (Voievoda) é o termo para o governador de uma província polonesa, uma voivodia ("województwo").
Nos principados medievais romenos da Moldávia e Valáquia, voievoda se tornou parte de uma oficial titulação do príncipe soberano, mostrando seu direito de liderar todo o exército. Voivoda ou vajda era também o título de um governador húngaro da Transilvânia na Idade Média.
Os líderes dos rebeldes Hajduk (Хайдути) da Bulgária sob as ordens do Império Otomano eram chamados de "voevodes" (búlgaro, singular: войвода, voyvoda).